Prezado leitor, seja bem vindo ao módulo de Tecido Epitelial de Revestimento, além das fotomicrografias abaixo, você pode encontrar outras em nosso antigo site clicando aqui.
Tenha um bom estudo!
1.1
Órgão: Rim
1.2
3.1
Descrição: Na imagem acima,
no campo indicado pela seta são observados túbulos coletores da região medular
do rim revestidos por um epitélio simples cúbico (→). A medida em que
o túbulo se aproxima da pelve renal, este epitélio pode ser cilíndrico. Tecido
conjuntivo frouxo (*).
1.2
2) Epitélio Pavimentoso Simples
Órgão: Sistema Circulatório – Artéria muscular
Descrição: Epitélio pavimentoso simples. Esse epitélio, nos vasos sanguíneos recebe a designação de endotélio(→). Notar ainda lâminas elásticas, fortemente acidófilas, na parede da artéria(★). Coloração: HE.
3) Epitélio Pavimentoso Estratificado Queratinizado
3.1
Órgão: Pele
Descrição: O epitélio apresentado na imagem acima é classificado como pavimentoso estratificado queratinizado, no qual observa-se as células superficiais se achatando a medida que se dirigem à superfície. Os grânulos de querato-hialina são presentes nas células mais superficiais do epitélio (→) e a queratina, fortemente acidófila, está presente na camada mais superficial (*). Tecido conjuntivo frouxo (★). Coloração: H.E
3.2
Órgão: pele fina
Descrição: O epitélio apresentado na imagem acima é classificado como pavimentoso estratificado queratinizado, no qual observa-se as células superficiais se achatando a medida que se dirigem à superfície. Os grânulos de querato-hialina são presentes nas células mais superficiais do epitélio e a queratina, fortemente acidófila, está presente na camada mais superficial do tecido em questão.
4) Epitélio de Transição
4.1
Órgão: Bexiga
Descrição: Na imagem acima é possível identificar um epitélio de transição, no local apontado pela seta são visualizadas células globosas em forma de raquete (→), enquanto no local indicado com (*) está presente o tecido conjuntivo frouxo.
4.2
Órgão: Bexiga
Descrição: Ainda visualizando um epitélio de transição, no campo apontado pela seta são visualizadas as células que o caracterizam, as células em forma de raquete (→), enquanto no local indicado com (*) se apresenta o tecido conjuntivo frouxo.
4.3
Órgão: Bexiga
Descrição: Continuando a visualização de epitélio de transição, na região apontada pela seta se apresentam as células em forma de raquete (→), já o local indicado com (*) indica a presença de tecido conjuntivo frouxo.
4.4
Órgão: Bexiga
Descrição: Assim como nas imagens anteriores a seta indica as globosas células em forma de raquete (→), características do epitélio de transição, ainda seguindo o padrão dos demais registros, logo abaixo do epitélio está presente o tecido conjuntivo frouxo (*).
5) Epitélio Pseudoestratificado Cilíndrico Ciliado com Células Caliciformes
5.1
Estrutura: Brônquio Intrapulmonar
Descrição: Observar epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes, suportado por tecido conjuntivo frouxo. Notar as células caliciformes e os cílios das células cilíndricas (→). É possível visualizar células musculares lisas em corte longitudinal (★). Notar parte de uma peça de cartilagem hialina (♦). Coloração: H.E.
5.2
Órgão: Traqueia
Descrição: Observar o epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado (→) com célula caliciforme, associado ao tecido conjuntivo frouxo (*). Notar glândulas serosas (★). Coloração: H.E.
5.3
Órgão: Traqueia
Descrição: Detalhe do epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes. Notar cílios (→) na superfície das células cilíndricas. Abaixo do epitélio, nota-se tecido conjuntivo frouxo (★).
6) Epitélio Cilíndrico Simples com Células Caliciformes e Planura Estriada
6) Epitélio Cilíndrico Simples com Células Caliciformes e Planura Estriada
7) Epitélio Pavimentoso Estratificado não queratinizado
Descrição: Observar o epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado associado ao tecido conjuntivo frouxo. Notar a presença de núcleos celulares em todas as regiões deste epitélio, indicando estratificação. Atentar também para as células da superfície apical ,tipicamente pavimentosas apresentando formato achatado.
7) Epitélio Pseudoestratificado Cilíndrico com Esterocilios
Órgão: Epidídimo
Descrição: Notar túbulos epididimários revestido por epitélio pseudo-estratificado cilíndrico com estereocílios e no tecido conjuntivo intertubular (★) a presença de vasos sangüíneos (→).