Fotomicrografia 1
Na região cervical, a traqueia, apresenta íntima relação com o esôfago (E). Nesta região o anel da traqueia é interrompido, formando uma figura em forma de "C", sendo que as suas extremidades são unidas pelo músculo traqueal (M). O músculo traqueal é formado pela reunião de células musculares do tipo liso, as quais se inserem no tecido conjuntivo do pericôndrio, que envolve a peça de cartilagem hialina (C). Coloração: Hematoxilina-Eosina.
Fotomicrografia 2
Detalhe da mucosa da traqueia. O epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes (➝) repousa numa lâmina própria (Lp) fibroelástica. Notar a porção secretora de glândulas serosas (g) da submucosa. Coloração: Hematoxilina-Eosina
Fotomicrografia 3
O brônquio intrapulmonar é revestido por epitélio respiratório (E), sustentado por um tecido conjuntivo frouxo, constituindo a mucosa bronquial, a qual se apresenta pregueada. A peça de cartilagem hialina (C) encontra-se fragmentada e o músculo liso (m) se dispõe como uma camada descontínua, entre a mucosa e a submucosa. O tecido conjuntivo da submucosa se continua com aquele da adventícia. A porção secretora de glândulas serosas (g) é observada na submucosa, sendo que o ducto excretor (➝) interrompe a camada de músculo liso, indo se abrir na superfície do epitélio. A = alvéolos Coloração: Hematoxilina-Eosina.
Fotomicrografia 4
Brônquio intrapulmonar no interior do parênquima pulmonar. Observe que no brônquio intrapulmonar as peças de cartilagem hialina (C) se organizam em placas irregulares. V = vaso sanguíneo, A = alvéolos se associando, formando sacos aleolares. Coloração: Hematoxilina-Eosina.
Fotomicrografia 5
Bronquíolo terminal (Bt) se ramificando e dando origem à bronquíolos respiratórios (Br). No bronquíolo terminal, o epitélio varia de cilíndrico à cúbico simples. O tecido conjuntivo subepitelial é escasso e fibras musculares lisas (➝) se dispõem concentricamente, constituindo o músculo broquiolar. No bronquíolo respiratório, a parede é descontínua, estando interrompida por alvé- olos pulmonares (✶). Coloração: Hematoxilina-Eosina.
Fotomicrografia 6
Bronquíolo respiratório. O epitélio que reveste o bronquíolo respiratório (Br) é do tipo cúbico simples e o tecido conjuntivo subepitelial é bastante escasso. A parede é descontínua devido a presença de vários alvéolos (✶) que se abrem par a luz bronquiolar. Coloração: Hematoxilina-Eosina.
Fotomicrografia 7
Notar fibras elásticas (➝), coradas em marrom, distribuídas ao redor de vasos (V) e por todo o parênquima pulmonar. Coloração seletiva pela Orceína, com coloração de fundo pelo Orange G.
Fotomicrografia 8
Detalhe do parênquima pulmonar, onde se observa parte de um bronquíolo (B) e vários alvéolos. Revestindo a parede alveolar é possível notar células pavimentosas [ou pneumócito tipo I (➝)], células septais (pneumócito tipo II (➜)], além de macrófagos (⇨). Coloração: Hematoxilina-Eosina.
Fotomicrografia 9
Detalhe os septos interalveolares. Nesta preparação, não é possível distinguir todos os elementos, mas é possível visualizar capilares sanguíneos, além das células pavimentosas ou pneumócito tipo I (↴) e célula septal (pneumócito tipo II (⇨) que revestem os alvéolos. Coloração: Hematoxilina-Eosina